Como medir o sucesso de sua estratégia de marketing digital  

Marketing Digital

No meio de uma frase motivacional, a palavra sucesso é apelativa. Quem não deseja ter sucesso? Não importa o tamanho do seu negócio, onde quer que esteja agora, você não encontrará sucesso na estratégia de marketing, sem antes definir como vai medir isso. 

Todas as acções que você desenvolve para promover ou vender o seu produto online, precisam ser traduzida em números. Algumas perguntas básicas que poderá fazer na altura da análise da estratégia são: 

  • Quantas pessoas viram a minha publicação no Facebook? 
  • Quantas pessoas acessaram o website da empresa? 
  • Quantas mensagens recebi no whatsapp business? 

Neste artigo iremos partilhar algumas métricas da estratégia de marketing digital. No entanto, assegure que toma estas três medidas na fase inicial do marketing digital. 

  1. Defina os objectivos 

É comum confundir os objectivos do negócio, com os objectivos da estratégia de marketing digital. Por exemplo: 

Objectivo do negócio em Maio: 

  • Vender 100 mil resmas A4. 

O objectivo da estratégia de marketing digital não será alcançar esse número de vendas, pois a internet não é a única plataforma de interação com potenciais clientes.

Um objectivo da estratégia de marketing digital próximo da realidade do negócio seria: vender 20 mil resmas A4. 

  1. Escolha os canais 

O Facebook é um canal digital para promoção de negócios bastante popular, mas não é o único. Em alternativa, pode comunicar a sua marca online através de: e-mail marketing, seo, marketing de contéudo, adsense, etc. 

Analisando o seu cliente ideal ou segmento é possível identificar os canais adequados ao seu negócio. 

  1. Configure o google analytics 

Em pleno 2023 você se pergunta se é importante ter um website, é aqui que encontra a resposta. Para além de centralizar toda a informação sobre o negócio, o website permite uma visão  mais profunda dos seus potenciais clientes do que o Whatsapp Business.  

Para tal, configure o google analytics no website, para ter informação completa do desempenho da sua estratégia de marketing digital. 

O investimento num website profissional fica mais fácil se aderir ao website as a service, um serviço de criação de websites gratuitos da Atelier Comunicação. Saiba mais aqui. 

Dependendo do tamanho da sua equipa de marketing digital, se vai trabalhar com um freelancer ou agência de marketing digital, tenha noção de que o investimento em marketing digital não tem retorno a curto prazo. Mas é essencial fazer uma avaliação de desempenho da estratégia com frequência. 

Como medir o sucesso de sua estratégia de marketing digital com essas 7 métricas 

Preparado para acompanhar o sucesso da sua estratégia de marketing digital? Preste atenção para essas sete métricas para alinhar a divulgação da sua marca na internet. 

  1. Total de visitas do website 

Através do google analytics é possível ver o número de visitas do website por dia, semana ou qualquer período que seleccionar. Esse informação é importante para tomar medidas quando verificar queda na visitas. 

O potencial cliente pode entrar no website para conhecer mais sobre o negócio. Essa primeira interação é importante, por isso opte por criar o website com um profissional. 

  1. Origem do tráfego do website 

A origem do tráfego do website indica como o utilizador chegou ao website. No google analytic pode observar os seguintes dados: 

  • Directo: utilizadores que digitaram o endereço do site no navegador. Por ex: www.acomm.co.mz 
  • Social: Utilizadores que chegaram ao site através das redes sociais 
  • Orgânico: Utilizadores que entraram no site depois de pesquisar no google, bing ou outro motor de busca 
  • Referência: Utilizadores que viram o seu link num outro website e clicaram para acessar 
  • Pago: Utilizadores que chegaram através de anúncio nos motores de busca 
  • E-mail: Utilizadores que chegaram através do conteúdo de e-mail, como newsletter ou campanhas. 

Essa informação é importante para analisar quais são as acções que direccionam mais tráfego ao website. Retomando ao exemplo do negócio da venda de resmas A4, pode analisar se as publicações no facebook trazem mais visitas no website, em relação a companha promocional enviada por e-mail. 

  1. Tempo médio de visita no website 

Imagina que você tem uma loja física, as pessoas entram  e dão meia volta sem falar com o vendedor. Isso pode pode soar estranho. Num website acontece algo semelhante quando alguém clica no link e fecha a página em menos de 3 segundos.  

Por isso é preciso analisar o tempo de visita no website, para analisar a qualidade de conteúdo na página inicial e as restantes páginas. 

  1. Taxa de conversão 

A conversão não se resume a vendas. Cada negócio define como quer converter o visitante do website. Algumas formas de conversão são: Compra de produto, download de um ebook ou subscrição na newsletter. 

Monitorar essa métrica ajuda a perceber se a estratégia de marketing digital está a alcançar os resultados esperados. 

  1. Taxa de enganjamento 

Essa métrica pode ser nos relatórios das redes sociais (Facebook, Linkedin, Instagram, etc), em que inclui o número de likes, comentários e partilha da publicação. 

Analisando ao detalhe os indicares que são mais importantes para a sua marca, tem possibilidade de reprogramar o conteúdo das plataformas. 

  1. Custo de Aquisição 

Já parou para pensar quanto teve que gastar para convencer cada cliente a comprar o seu produto? Basicamente essa é a função da métrica custo de aquisição. O principal objectivo de negócio é vender, por isso precisa avaliar se está a investir  em estratégias que custam menos ao seu negócio.  

  1. Tráfego via telemóvel 

Actualmente, as pessoas consomem muito conteúdo digital através do telemóvel. Mas como saber se as pessoas entram no seu website através do telemóvel ou não. Essa informação também está disponível no google analytics e é importante para optimizar o conteúdo de tal modo que fique mais atrativo para esses visitantes. 

Bónus: Como medir o sucesso de sua estratégia de marketing digital se não tem tempo 

Um dos desafios dos empreendedores ou gestores de negócios não é falta de conhecimento sobre o marketing digital, mas sim a falta de tempo. É comum que após ler esse artigo ficar entusiasmado para seguir as dicas e tornar a sua presença digital mais activa.  

Conte com a nossa equipa de profissionais em Marketing e Estratégia Digital para posicionar a sua marca no mercado. Para além do website as a service, contamos com soluções digitais sob medida para as desafios do cliente. 

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