SEO no Marketing Digital: o caminho para ter o seu website na primeira página do Google

Mas do que ter um website, as empresas que pretendem se destacar da concorrência precisam garantir que o seu website seja encontrado na internet com facilidade.  

Quantas vezes especialistas de Marketing Digital são abordados com a seguinte questão: 

O que faço para o meu website aparecer no Google? 

Uma estratégia de marketing digital eficiente, prioriza acções direccionadas ao posionamento de marcas no Google, pois é um dos motores de busca mais populares da actualidade. As empresas podem optar por acções pagas (Publicidade) ou o SEO, uma alternativa sem custo directo por clique. 

Por isso, hoje vamos falar sobre o SEO, o que é e a sua importância no marketing digital. 

O que é SEO? 

SEO é a sigla da expressão em inglês Search Engine Optimization, que significa Optimização de Motor de Busca em português. No Marketing Digital, SEO é um conjunto de práticas que melhoram a quantidade de tráfego para um website através dos motores de buscas.  

Resumindo, é o SEO que permite que o seu website esteja na primeira página do google quando alguém pesquisa por um produto disponível na sua empresa. 

Observe as imagens abaixo, onde aparecem os resultados de uma pesquisa por um chuveiro eléctrico em Maputo. 

O Google  análisa o conteúdo dos websites com minuciosidade e os aqueles que adoptam boas práticas de SEO conseguem uma boa posição na pesquisa. A plataforma consegue detectar técnicas fraudulentas e retiram os websites da base de dados. 

Por que utilizar o SEO? 

O SEO permite que o seu website tenha maior quantidade e qualidade de trafégo orgânico. É uma fonte de trafégo gratuita e com visitantes que realmente procuram o seu produto na internet. Conhece as principais vantagens de utilizar o SEO. 

  1. Aumenta o tráfego do website: Quando seu website está bem optimizado para os motores de busca, ele tende a aparecer nos primeiros resultados da pesquisa, o que aumenta a probabilidade de as pessoas clicarem no seu website e visitá-lo. 
  1. Melhora a visibilidade da marca: A presença do seu site nos resultados dos motores de busca pode ajudar a aumentar a visibilidade da sua marca, tornando-a mais reconhecida pelos usuários. 
  1. Melhora a experiência dos visitantes: A optimização de sites para motores de busca geralmente inclui a melhoria da estrutura e do conteúdo do site, o que pode torná-lo mais fácil de navegar e mais útil para os visitantes. 
  1. Oferece um ROI (Retorno sobre o investimento) elevado: SEO é uma das estratégias de marketing digital com melhor ROI, uma vez que não envolve custos directos por clique ou por impressão, como é o caso da publicidade online. Ao investir na optimização de seu site, você pode gerar resultados a longo prazo e reduzir seus custos com publicidade no futuro. 

Como medir se o SEO teve bons resultados? 

A origem de trafégo, informação disponível no google analytcs vai indicar quantas visitas chegaram ao site através dos motores de busca.  Adoptando o SEO é possível verificar se a estratégia está a dar resultados satisfatórios, como vimos no artigo como medir o sucesso de sua estratégia de marketing digital . 

Sendo uma prática foco no conteúdo do website, os profissionais envolvidos na tarefa devem ter conhecimentos sobre SEO. No serviço website as a service, em que desenvolvimentos websites profissionais gratuitos, os clientes devem fornecem os textos e imagens para o website. No entanto, a nossa equipa pode produzir conteúdo optimizado para os motores de busca, com custo adicional. Saiba mais sobre o website as a service aqui. 

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