O dilema da Isabel: Qual é a melhor altura para abrir uma loja online?

Recentemente iniciamos uma série  de publicações nas nossas redes sociais, denominada “O dilema da Isabel”. Na estreia das publicações, abordou-se sobre o comércio electrónico. Isabel é uma jovem empreendedora na área de vendas de  vestuário para praia e acessórios. O negócio está em crescimento, mas ela sente que precisa ter mais vendas antes de investir numa loja online. Por outro lado, ela sente que se uma loja online pode ser importante para o crescimento da marca. 

A questão que ficou no ar foi: 

Quanto a Isabel precisa facturar por mês para ter uma loja online? 

Como opções, os utilizadores podiam escolher uma das seguintes opções: 

  1. Nenhuma 
  1. Até 25000MT 
  1. Mais de 25000MT 

O objectivo do artigo não é indicar a resposta correcta para a questão, mas sim reflectir sobre cada opção, para que empreendedores, na mesma situação que a Isabel, possam tomar uma decisão adequada. 

Primeira Opção: A Isabel não precisa ter nenhuma facturação para ter uma loja online. 

Mesmo com o negócio em crescimento, a Isabel pode ter meses com pouca ou nenhuma facturação. Numa altura sem vendas, do que adianta abrir uma loja online? Entenda que ter loja online não é sinónimo de vendas. Tal como numa loja física, uma loja online permite que os potenciais clientes saibam da existência da marca, assim podem manifestar interesse, interagir com a marca e posteriormente essa visita pode se converter em venda, como não. 

Então, se a Isabel escolher investir numa loja online, mesmo ciente de que terá alturas sem facturação, o seu objectivo será aumentar o alcance da marca e irá adicionar outras estratégias para transformar o alcance em venda. 

Segunda Opção :  A Isabel  precisa ter facturação  de 25000MT para ter uma hoje online. 

Aqui assume-se que o ideal é ter uma loja online quando o negócio começa a ter pequenas vendas. Nesse caso, a marca já é conhecida e a Isabel pretende aumentar a base de clientes através da venda online. Assim sendo, a loja online poderia ser uma forma de aumentar a conveniência para os clientes existentes e atrair novos clientes que podem não ter conhecido o negócio da Isabel através dos canais de vendas existentes.  

Terceira Opção: A Isabel precisa ter uma facturação superior a 25000MT para ter uma loja online. 

Se a Isabel já está a facturar uma quantia considerável e tem uma base de clientes estabelecida, a loja online pode ser uma forma de aumentar ainda mais as vendas. Nesse caso, a loja online pode ser vista como uma forma de conhecer as preferências dos clientes, que lhe permitam criar novas estratégias, tanto online, quanto offline. 

Um outra oportunidade que surge com a loja online para negócios com alta facturação, é a criação de programa de afiliados, conhecidos como revendedores digitais. Bem como, expandir o alcance para clientes de diferentes internacionais. 

Em suma, a escolha da melhor altura para abrir uma loja online para a Isabel depende da estratégia de vendas que ela deseja implementar. Se o objetivo for alcançar clientes, a loja online pode ser uma boa estratégia mesmo sem facturação prévia. 

 Se o objetivo for expandir o alcance para os clientes existentes, mesmo com uma facturação mínima de 25000MT a estratégia de abrir loja online é válida. A Isabel estará empenhada em aumentar a visibilidade da marca e consequentemente aumenta a possibilidade de conquistar novos clientes. 

E se o objetivo for aumentar ainda mais as vendas, com uma facturação superior a 25000MT, a Isabel também pode optar por abrir a loja online. 

O importante é ter em mente que a loja online não é uma garantia de vendas, mas sim uma estratégia para alcançar mais clientes e expandir o alcance da marca. 

Não deixe para amanhã a oportunidade de ter maior visibilidade no mercado. Esteja um passo a frente aos concorrentes, com uma loja online atrativa, segura e adaptável a todos dispositivos.  

Pequenos empreendedores, como a Isabel, quando decidem ter uma presença online, procuram serviços de qualidade e com boa opção de custo/benefício. No mercado moçambicano, já tem disponível o serviço  WAAS (Website as a Serviço) de criação de websites gratuitos, com planos acessíveis para serviços complementares. Saiba mais sobre esse serviço diferenciado da Atelier Comunicação, clicando no link

Partilhar:

Mais artigos

Artigos relacionados